• marianacosmass0

Bem Vindx ao blog do LAB Bela Vista!

Aqui, mostraremos as conquistas, dificuldades e polêmicas que envolvem um projeto de ATHIS, em específico no Laboratório Bela Vista da Colaboradora ATHIS na Baixada (AnB).

Mas, afinal, o que é ATHIS? O que é AnB? A gente explica!


O que é ATHIS e AnB? (Foto: As autoras, 2021).


A ATHIS na Baixada (AnB – Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social – Baixada Santista), é um projeto desenvolvido pelo Instituto Procomum (IP – organização sem fins lucrativos) em conjunto com o GT-ATHIS (Grupo de Trabalho em Assessoria e Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social), através do Chamamento Público 006/2020, Termo de Fomento 003/2021 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo - CAU-SP.

O Chamamento Público, voltado a ações emergenciais, tem por objeto “o desenvolvimento e a execução de projetos de Apoio à Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS)”.



A COMUNIDADE


A comunidade Bela Vista é uma ocupação iniciada em 2017, localizada no Morro Vila Progresso, em Santos/SP. No local vivem em torno de 130 famílias, que demonstram bem a situação de desigualdade social e econômica encontrada na cidade, quando comparada a bairros próximos à orla da praia.

Lutando pelo direito à moradia digna, seus moradores vêm desde o começo, resistindo a várias tentativas de reintegração de posse por parte da prefeitura municipal. Em 2018, com a ajuda da Advogada Popular Gabriela Ortega e da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, conseguiram ter atendido um pedido junto ao Tribunal de Justiça, que suspendia a decisão de reintegração de posse com uso de força policial.

A maioria das famílias que residem no local é classificada como hipossuficiente, ou seja, contam com limitados recursos econômicos. De acordo com os moradores, os motivos que os levaram a morar em um espaço ainda precário foram: a necessidade e o sonho de ter um local para viver, a falta de trabalho e o alto custo do aluguel.

Apesar de todas as dificuldades que superam diariamente, os moradores do Bela Vista mantêm a alegria e esperança, através dos pequenos presentes da vida, como a própria natureza. A maioria das casas possui algum tipo de plantação, árvores e jardins, cuidados com muito carinho e esmero, sempre olhando para um futuro melhor.


Placa feita pelos moradores. (Foto: Ana Lúcia Lemos, editada pelas autoras, 2021).


Os desafios de questões urbanísticas como saneamento, riscos geológicos, acessos precários, além da insalubridade de algumas moradias são alguns dos pontos que o Lab Bela Vista, que conta com trinta profissionais da Arquitetura, se dedicará durante o período de quatro meses a compreendê-los, diagnosticá-los e possivelmente, estruturar propostas que levem a comunidade a ter melhores condições de vida.



POR QUE “BELA VISTA”?


Uma curiosidade: O nome da ocupação veio, segundo conta um morador e liderança da comunidade, por causa da paisagem que se contempla do local, já que fica no topo do morro.

Acompanhe o nosso processo através do blog e participe das oficinas, que são oferecidas semanalmente e abertas ao público através do Instagram @athis.na.baixada e no YouTube.


Local da comunidade – ao fundo, a cidade de Santos (Foto: Pitá Arquitetura, editada pelas autoras, 2021).



Elaborado por Mariana Cosmassi e Samara Freitas.



81 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo