top of page
  • Foto do escritorATHIS na Baixada

EXTENSÃO EM ASSESSORIA TÉCNICA PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL NA BAIXADA SANTISTA - EATHIS BS

Atualizado: 24 de abr. de 2023


 


 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS


Está aberta a chamada pública para as inscrições na Extensão em Assessoria e Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social na Baixada Santista – EATHIS BS. O projeto é realizado pelo coletivo ATHIS na Baixada, em parceria com o Instituto Procomum e o curso de Serviço Social da UNIFESP - Campus Baixada Santista. Esta iniciativa acontece através do Termo de Fomento nº 016/2022 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP.


As inscrições serão realizadas por preenchimento do formulário do dia 24 a 28 de fevereiro de 2023. Neste período, em caso de dúvidas sobre o curso e as inscrições, os interessados poderão encaminhar um e-mail para athisnabaixada@procomum.org. No dia 02/03 será divulgada no site do ATHIS na Baixada, a lista de participantes selecionados.


Trata-se de uma chamada aberta para Arquitetas (os) e Urbanistas, com objetivo de capacitá-los para atuar no campo da Assessoria e da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social. O processo de formação ocorrerá em ambientes acadêmicos e práticos, envolvendo a participação efetiva de entes públicos, tais como Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Santos, Defesa Civil e as pastas relacionadas com ATHIS dos municípios da Baixada Santista. Além disso, as ações envolverão moradores e representantes de 5 assentamentos precários da Baixada Santista, sendo eles: em Santos, a ocupação Bela Vista, na encosta do morro, os cortiços localizados na Bacia do Mercado e as palafitas localizadas na Zona Noroeste; em São Vicente, a Vila Margarida e México 70; e em Praia Grande, o território de ação do movimento Pró Moradia Sítio do Campo.


Através desta chamada pública, serão destinadas 30 vagas para profissionais e pesquisadores de Arquitetura e Urbanismo, através do coletivo ATHIS na Baixada e Instituto Procomum.


Outras 30 vagas serão ofertadas pela UNIFESP e deverão ser destinadas a profissionais de diferentes áreas que envolvem a Habitação de Interesse Social, além de vagas para lideranças comunitárias e gestores públicos da Baixada Santista. A inscrição para esse público-alvo ocorrerá através do site: www.unifesp.br Importante ressaltar que para fazer a inscrição pela UNIFESP tem que fazer o cadastro de usuário e estar logado no sistema.


A extensão completa está prevista para acontecer em 4 módulos, de março a outubro de 2023. Os módulos serão complementares, porém serão abertos independentes e a inscrição de que trata esta chamada pública é referente apenas ao módulo 1. Neste módulo, as aulas ocorrerão aos sábados, do dia 04/03/2023 a 13/05/2023, sendo no período da manhã as aulas teóricas, ministradas por diferentes profissionais, gestores e lideranças comunitárias. No período da tarde deverão ocorrer as aulas práticas, com oficinas, dinâmicas e visitas às comunidades envolvidas. Haverá também visitas guiadas, que deverão acontecer em um domingo de cada mês. As visitas têm o intuito de aproximar os participantes do curso das diferentes realidades e incentivar o intercâmbio de informações, de modo a fortalecer a rede de agentes que promovem a ATHIS no território.


O curso completo da extensão tem um total de 364 horas e será dividido da seguinte maneira:

  • Módulo 1 - Campos de atuação na Baixada Santista frente aos diferentes contextos de assentamentos precários (84 horas);

  • Módulo 2 - Introdução à Habitação de Interesse Social (80 horas);

  • Módulo 3 - Estudos aplicados em ATHIS (86 horas);

  • Módulo 4 - Políticas públicas, financiamentos e agentes da política habitacional de Interesse Social (76 horas) e Levantamentos, cartilhas e projetos: consolidação dos produtos e sensibilização do poder público (38 horas).

Durante a extensão universitária, deverá ser priorizada a integração da educação formal multidisciplinar ao saber popular, oferecendo oportunidades educativas teóricas, dentro do campus universitário, e práticas, junto aos territórios em condições de vulnerabilidade social, trazendo a práxis de maneira participativa e inclusiva.


 


COMO SERÁ A INSCRIÇÃO DO PRIMEIRO MÓDULO?


O módulo 1 trata-se do módulo introdutório, e deverá abordar as diferentes características tipológicas dos assentamentos precários da Região Metropolitana da Baixada Santista. O módulo está distribuído em 8 encontros presenciais em que, nas aulas teóricas (manhã), os participantes terão a oportunidade de se aprofundar nas características espaciais, políticas e sociais dos municípios da Baixada Santista, sendo ministrada por diferentes profissionais da área, lideranças comunitárias e gestores públicos da Prefeitura Municipal de Santos e Defesa Civil de Santos. Nas ações práticas (tarde), os participantes poderão estabelecer os primeiros contatos com as 5 comunidades envolvidas no projeto.


O cronograma de ações propõe aulas teóricas no período matutino e visitas guiadas no período vespertino. Dessa forma, no geral, todos os profissionais selecionados deverão participar de encontros presenciais aos sábados, com duração de 8h, de março a maio de 2023, com exceção de 2 das visitas guiadas, que terão durabilidade de 10h.





Os projetos deverão ser desenvolvidos de forma coletiva e inclusiva. A EATHIS é compreendida como uma capacitação para atuação na área de atendimento da Lei 11.888/2008, com ênfase em políticas públicas que visam o direito à moradia e à cidade como base para a inclusão social. As ações buscam apresentar a visão de conjunto de demandas coletivas, através de uma relação mais direta entre a teoria e a prática, visando resultados concretos na luta pela democratização das cidades.




 

PERGUNTAS FREQUENTES:

O QUE É ATHIS NA BAIXADA?

Coletivo de profissionais que atuam em parceria com o Instituto Procomum e outras entidades parceiras. Vem realizando projetos a partir dos editais de fomento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP. Se utiliza de metodologias abertas e colaborativas para a formação de profissionais de arquitetura e urbanismo e o desenvolvimento de projetos para áreas de interesse social da RMBS.

QUEM PODE PARTICIPAR?

COMO SERÁ A SELEÇÃO?

O QUE É A EATHIS?

COMO DEVERÁ ACONTECER A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - EATHIS BS?

ONDE ACONTECERÁ A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - EATHIS BS?

O QUE OS SELECIONADOS DEVEM OFERECER EM CONTRAPARTIDA?

COMO ESTÃO DIVIDIDOS OS MÓDULOS?

EU PRECISO PARTICIPAR DE TODOS OS MÓDULOS?

QUAL O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO?





bottom of page