top of page
  • Foto do escritorATHIS na Baixada

REPOSITÓRIO DOS PROJETOS COLABORADORA E LABORATÓRIOS ATHIS

Atualizado: 20 de set. de 2022

Acervo dos trabalhos realizados nos projetos Colaboradora e Laboratórios ATHIS em 2021

 

O que é?

O Projeto Colaboradora ATHIS foi idealizado pelo ATHIS na Baixada com fomento do CAU/SP em parceria com o Instituto Procomum. Integrou formação e a capacitação em tecnologias sociais para ATHIS e comuns urbanos e o desenvolvimento de projetos, através de encontros semanais e da realização de oficinas e cursos direcionados a arquitetas(os) urbanistas e comunidades envolvidas com o objetivo de fortalecer a cooperação, a formação e manutenção da rede de ATHIS e a troca de saberes entre os diferentes agentes envolvidos.


Oficina ministrada pelo Prof. Roberto Sakamoto na Colaboradora.

Os laboratórios ATHIS foram dois projetos realizados de forma remota e representativa para o desenvolvimento de ações, protótipos e soluções em ATHIS e Comuns Urbanos em parceria com moradores da Vila Margarida (São Vicente-SP) e do Bela Vista (Vila Progresso, Santos-SP).

Foram contratados 60 arquitetos de todas as regiões do Brasil que se dividiram em dois grupos para atuar nos territórios e encontrar soluções para as demandas levantadas pelos moradores.


Como foi?

Na Colaboradora ATHIS foram realizadas oficinas online com temas relacionados a ATHIS e demais assuntos pertinentes ao tema, além das reuniões do grupo de Legislação e Metodologia, onde foram desenvolvidos manuais de implementação de ATHIS para a Baixada Santista. Ao todo foram desenvolvidos três manuais: um para a população, um para os profissionais e outro para o poder público. Também foi desenvolvido uma minuta de Lei Municipal de ATHIS e seu memorial descritivo.

Já nos Laboratórios, ocorriam encontros semanais por meio de reuniões online, onde foram discutidos e desenvolvidos projetos para os territórios que participavam dos laboratórios. Em São Vicente, os grupos de moradores dos bairros Vila Margarida e México 70 participaram de algumas reuniões com os arquitetos e apontavam as principais demandas da região. Em Santos, o território trabalhado foi o Bela Vista, que fica no morro da Vila Progresso. Alguns moradores também participaram de algumas reuniões para a troca de informações sobre as necessidades do território.


Reunião do Laboratório Vila Margarida. As reuniões eram realizadas via Zoom.

Quando foi?

A Colaboradora e os Laboratórios ATHIS na Baixada fizeram parte dos Termos de Fomento 002, 003 e 012 do chamamento público 006/2020 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP. As atividades de ambos os projetos ocorreram nos meses de maio a setembro de 2021.

Onde foi?

As atividades e os produtos que foram desenvolvidos neste projeto tinham como objetivo atender a região da Baixada Santista, e foram elaborados de acordo com suas demandas e características.


Projetos Realizados:

Colaboradora:

Laboratório Bela Vista:

Laboratório Vila Margarida:

ATHIS na Baixada:
















218 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page