top of page
  • Foto do escritorATHIS na Baixada

PRESERVANDO A HISTÓRIA DE JARINU: INVENTÁRIO COLABORATIVO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Atualizado: 13 de dez. de 2023

A Companhia Canto e Riso, em parceria com o ATHIS na Baixada e o CAU/SP, tem o prazer de apresentar o "Inventário Colaborativo do Patrimônio Histórico de Jarinu", uma iniciativa que mergulha nas raízes históricas, urbanísticas, arquitetônicas e culturais de Jarinu. Este projeto não é apenas uma celebração do passado; é um compromisso em estudar e preservar o acervo histórico e o patrimônio cultural para as gerações futuras.


Explorando a Identidade Única de Jarinu

Através de uma colaboração única entre arquitetos, urbanistas e a vibrante comunidade local, o projeto visa mapear, preservar e celebrar o patrimônio arquitetônico e urbanístico de Jarinu. Estamos convidando todos a se juntarem a nós nessa jornada de descobertas e redescobertas, onde cada contribuição é vital para enriquecer a narrativa cultural da cidade.


Em Jarinu, em parceria com a Companhia Canto e Riso, o Inventário de Jarinu visa sistematizar o patrimônio histórico-cultural, contando com a participação ativa da comunidade através de seminários e pesquisas de campo entrevistando a população local.

Uma História de Iniciativa Estudantil

O projeto teve início durante as aulas da Profa. Daniela Colin, onde a estudante Gabriela Teodoro Corrêa, da Universidade São Francisco, propôs a ideia que foi posteriormente contemplada pelo CAU/SP. Gabriela agora integra o corpo técnico como estagiária, aplicando práticas de valorização do patrimônio de Jarinu.


O responsável técnico pelo projeto, Ricardo Monte, é Arquiteto e Urbanista e ex-aluno da USF.

Próximos Passos: Seminário Híbrido e Levantamentos de Campo

O projeto culminará em um seminário híbrido para apresentar seu progresso e discutir temas relevantes. Posteriormente, a equipe realizará levantamentos de campo, incluindo dinâmicas de sensibilização e escuta com a população local.


A etapa final envolve compilar e sistematizar os dados coletados, apresentando o inventário publicamente em um seminário aberto ao público, com alcance nacional. Este esforço visa não apenas preservar a identidade local, mas também envolver e empoderar a comunidade na proteção de seu patrimônio histórico.


 

Mais informações sobre o projeto, no Instagram: @inventariojarinu @grupostellabianca @athis.na.baixada



bottom of page